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  1. Prefira alimentos da época:
  • Esta estação está repleta de frutas coloridas e sumarentas, tais como frutos vermelhos, figos, melancia, melão, meloa, alperces, pêssegos e uvas;
  • No campo das hortícolas prevalecem a beringela, o feijão verde, o pepino, o pimento e o tomate.
  • Nesta estação encontramos também peixes como o atum, o peixe espada, o carapau e a sardinha.
  1. Comece as refeições com uma sopa fria:
  • O tempo quente pode não ser muito convidativo a sopas quentes e pesadas. Por isso, pode aproveitar os legumes e frutas da época para fazer gaspacho ou sopa fria de pepino ou melão.
  1. Planeie as refeições e evite refeições prontas a consumir altamente processadas:
  • Se não tiver nada preparado é mais provável que faça más escolhas alimentares. Certamente já sentiu a tentação de recorrer a este tipo de refeições para poupar tempo. No entanto, não deverá nunca poupar na sua saúde, pelo que poderá optar por outras refeições cuja preparação é mais rápida e simples, como saladas, omeletes, sandes ou wraps caseiros.
  1. Aventure-se nas saladas:
  • Há tantas combinações diferentes, rápidas e saborosas, que o difícil é escolher.
  • Se comer fora de casa, experimente levar saladas num pote de vidro, ou levar uma sandes, preferindo as variedades de pão mais integrais e tendo em atenção os recheios.
  1. Na hora dos snacks tenha em atenção:
  • Prefira opções sem açúcar ou óleos e evite os produtos ultraprocessados;
  • Em vez de ceder à tentação de comprar uma bola de berlim na praia, opte por ter sempre snacks práticos consigo. Pode, por exemplo, fazer as suas trufas energéticas, barritas de frutos secos ou muffins;
  • Os frutos secos em moderação poderão ser uma opção igualmente saudável;
  • Pode também combinar fruta ou tâmaras com manteiga de frutos secos;
  1. Não exagere nos gelados:
  • Estes são constituídos por açúcar e seus equivalentes, natas e outras gorduras, corantes e outros ingredientes menos saudáveis;
  • Prefira fazer os seus gelados caseiros, triturando banana congelada com outra fruta congelada à sua escolha e adicionando leite ou bebida vegetal até atingir a consistência desejada.
  1. Não se esqueça de beber água:
  • A água desempenha diversas funções no organismo, incluindo a regulação da temperatura corporal. Quando a temperatura se eleva, aumentam as perdas de água, em particular através da transpiração, razão pela qual é essencial o consumo adequado de água, de forma a recuperar as perdas e restituir o equilíbrio hídrico;
  • A água deverá ser sempre a bebida de eleição e poderá ser aromatizada com limão, menta, canela, gengibre, laranja e outros frutos;
  • Chás frios também são uma excelente opção;
  • Evite refrigerantes e sumos de fruta açucarados.
  1. Modere as bebidas alcoólicas:
  • O verão está associado a festivais, jantaradas e saídas à noite. Porém, o consumo de álcool está relacionado com efeitos nocivos no organismo, para além de que as bebidas alcoólicas tendem a ser extremamente calóricas. Por estes motivos, o consumo de álcool deve ser moderado (até 2 copos pequenos por dia para os homens e 1 copo pequeno por dia para as mulheres).