Select Page

O homem comum é muito rápido a fazer a sua barba. Pega num sistema de barbear, espalha espuma na face e “arrasta” as lâminas até os seus pelos desaparecerem. Mas para se obter um barbear rente e perfeito é preciso um pouco mais de esforço e de conhecimento.

Aqui vamos-te guiar em 7 passos para manteres uma barba cuidada.

1. As “ferramentas”

Existem três espécies de sistemas de barbear: as navalhas, os sistemas de segurança e os elétricos. Os sistemas de barbear de segurança podem ser ainda subdivididos. Temos os que usam apenas uma lâmina de dupla face (provavelmente aquela que o seu avô usava) e aqueles que usam múltiplas lâminas. Sendo assim, qual é o sistema que devemos usar? A resposta é simples: depende. Se não queres ter um barbear rente e apurado, o aparelho elétrico serve bem. Mas se gostas de um barbear rente e perfeito, o melhor é mesmo optares por um dos outros dois sistemas. O tempo é essencial nos dias de hoje, por isso, o melhor é optares por um aparelho moderno com múltiplas lâminas.

2. A direção em que a tua barba cresce

Para teres o melhor barbear possível precisas de ver o sentido em que crescem os teus pelos faciais. Nunca deves começar contra o grão do pêlo, mas sempre a favor. Se estás a pensar que isto parece consumir muito tempo, é verdade, mas só na primeira vez. Assim que acertares e souberes em que sentido crescem quase todos os pelos da tua cara, terás o barbear perfeito num piscar de olhos.

3. Água morna

Cada vez que fores barbear, deves preparar a tua pele com água morna ou mesmo com vapor. Tomar um banho e lavar o rosto antes de fazer a barba é o realmente indicado. Se já tomaste banho, mete uma toalha quente à volta da cara durante 45 segundos e repete por três vezes. Este procedimento vai amolecer os pelos, abrir os poros e tornar o teu barbear mais fácil e limpo!

4. A preparação

Se queres fazer uma mudança para melhorar definitivamente o teu barbear, então tens de parar de usar gel, cremes e espumas de barbear que venham em latas de aerossol. Usa sabonetes e cremes de barbear específicos para utilização com um pincel de barba. O pincel vai amolecer, levantar os teus pelos e até esfoliar a pele.

5. Pescoço em último lugar

Inclina o teu corpo para a frente e a cabeça ligeiramente para trás para ajudar a esticar a pele do pescoço. Usa a mão livre para esticar a pele na direção em que estás a barbear e deixa o sabonete ou o creme de barbear da tua eleição atuar um ou dois minutos na zona do pescoço. Deixa o pescoço para último lugar, para que os folículos dessa zona humedeçam e os pelos se cortem mais facilmente. Isto é meio caminho andado para reduzir a irritação e inflamação que geralmente se costuma ter nessa zona.

6. Leva o teu tempo

Com todos os tipos de sistemas de barbear, especialmente aqueles que têm múltiplas lâminas, fazer movimentos longos, bruscos e repentinos só vai prejudicar a tua pele. Não te apresses enquanto te barbeias. Em vez disso, é muito mais importante demorar mais tempo a preparares a tua pele para as lâminas.

7. Enxagua com água fria

Depois de te barbeares, é imperativo enxaguares a cara com água fria. Porquê? Abriste os teus poros anteriormente com água morna, certo? A água fria vai ajudar a fechar os poros e impedir que as impurezas penetrem, ajudando a prevenir irritação na pele. No final, aplica um bálsamo ou after-shave tendo em consideração o teu tipo de pele. As peles podem ser secas, oleosas, sensíveis ou normais. Determina qual é o teu tipo de pele e aplica o produto mais adequado.