Escolha uma Página

Seja por motivos de saúde ou por más escolhas alimentares, o mau hálito causa transtornos e algumas limitações no nosso dia-a-dia. Neste artigo, vai poder perceber que escolhas pode fazer para prevenir o mau hálito.

Para combater a halitose, é obviamente muito importante manter uma boa higiene oral, pois será a melhor forma de manter a saúde da sua boca e impedir odores incomodativos. Contudo, por vezes, esta não é suficiente. Neste caso, pode recorrer a alguns alimentos que ajudam a combater os odores.

A halitose, sendo um conjunto de maus odores que surgem na boca, pode advir de vários fatores como higiene oral insuficiente, problemas digestivos, estilo de vida, o tipo de alimentos consumidos (que potenciam o mau hálito), o uso do tabaco, problemas de saúde variados, etc.

Para combater este problema, deve escovar os dentes com frequência (com uma pasta de dentes com flúor) e a língua, usar fio dental e ir, com alguma frequência, ao dentista para fazer check-ups e limpezas e mudar a escova de dentes com frequência (a cada 2 ou 3 meses). Deixar o tabaco, beber água e evitar o consumo de açúcar são mais alguns cuidados que pode ter para evitar a halitose.

Além disto, pode acrescentar, na sua alimentação, os seguintes alimentos, que diminuem e produção de odores desagradáveis na boca:

  • Ervas aromáticas (como a salsa, coentros, hortelã, alecrim e manjericão, que mantém o hálito fresco)
  • Frutas e vegetais (alimentos crocantes) que ajudam a produzir saliva e, consequentemente, evitar a acumulação de bactérias na boca)
  • Gengibre (usado também para problemas digestivos, como anti-inflamatório e antimicrobiano, logo, terá também efeito na prevenção da halitose)
  • Laranja, Kiwi ou outros alimentos com vitamina C (reforçam o sistema imunitário e impedem a acumulação de bactérias)
  • Chá verde (além de refrescante, possui antioxidantes que reforçam o sistema imunitário, melhorando o hálito)
  • Iogurte (pois tem bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora da boca, reduzindo as bactérias
  • Pode usar também pastilhas elásticas, que ajudam a manter o hálito fresco e com um odor agradável.