fbpx
Select Page

Tomar banho é um ritual que faz parte do nosso dia-a-dia, podendo ser uma altura de relaxamento ou algo apressado, antes da ida para o trabalho. Seja como for, existem alguns factores a considerar na hora do banho. Um desses factores é a temperatura da água. Sabe qual é a temperatura ideal do seu banho, para não danificar a pele?

O banho de água fria é benéfico pelo seu efeito revigorante. Contudo, o banho quente, normalmente mais usado, pode ser prejudicial devido ao seu efeito destruidor da camada protectora da pele. Mas afinal, qual é a temperatura ideal?

Acima de tudo, é importante que se sinta confortável durante o banho, logo não vai precisar de um termómetro, apenas perceber aquilo que é tolerado pelo seu corpo. No entanto, a água demasiado quente, como referimos, danifica a camada da epiderme e retira óleos naturais da pele, tornando-a seca e sensível, e propiciando o desenvolvimento de pele oleosa (o mesmo se aplica aos cabelos). Ou seja, qual a temperatura ideal?

  • Abaixo dos 29ºC: Mantém a camada de protecção da pele, tem efeito revigorante e energizante, pois o corpo é “forçado” a reagir ao frio, o que melhora a circulação e o metabolismo. Tem também um efeito reafirmante, reduzindo o inchaço, contrai os vasos (o que origina o fechamento dos poros e diminuí a vermelhidão e o inchaço da cara). Esta temperatura também é benéfica para o cabelo, pois leva ao fechamento das cutículas dos fios de cabelos, impedindo a perda de nutrientes e de humidade, evitando o cabelo seco, fraco ou quebradiço. Apesar de tudo, esta não é a temperatura ideal para o banho e, nesta temperatura, nuca deve ultrapassar os 3 minutos

No próximo artigo, continuaremos a explicar os benefícios e desvantagens das diferentes temperaturas do seu banho. Não perca o próximo artigo!