Escolha uma Página

A aromaterapia é uma terapia muito utilizada especialmente na estética, pelos seus efeitos relaxantes. Saiba, neste artigo, quais as vantagens de recorrer à aromaterapia?

Esta é uma terapia que estimula a sensação olfativa, utilizando aromas para esse objetivo. Está relacionada com o estudo das plantas medicinais, uma vez que as essências/óleos essenciais são feitas com essas plantas e raízes das mesmas, sementes, flores, etc. Estas essências, além da estética, são também utilizadas para o tratamento de doenças (físicas e psicológicas).

Os óleos variam entre si pelo aroma mas também pela cor e densidade, podendo ser usados diretamente ou aplicados a cremes, loções, etc. Ao ser usados, estes óleos estimulam as células olfativas que estão ligadas à componente emocional do nosso cérebro.

A aromaterapia pode ser usada em problemas respiratórios, hormonais, de circulação, de memória, etc. Os óleos essenciais, entre outros benefícios, têm propriedades antivirais, antioxidantes, anti-inflamatórias, ansiolíticas, entre outras. Estas atuam a nível espiritual, físico e emocional.

Os óleos essenciais são úteis no tratamento de fobias, do cansaço mental, de insónias, de problemas de pele, na eliminação de gorduras, na depressão e de muitos outros problemas que nos afetam. Pode também ser usado como um estimulante para praticar a meditação, pois atua em níveis da consciência também.

Não existem propriamente contra-indicações na utilização dos óleos essenciais, contudo, não é recomendável para grávidas, visto que, alguns óleos podem provocar contrações uterinas.

Na estética, os óleos são utilizados para massagens, para drenagens linfáticas, para detox, para hidratação corporal, esfoliação, tratamentos reafirmantes, em tratamentos faciais.