Escolha uma Página

Embora a área de cabeleireiro seja uma área em crescimento e com grande procura, a verdade é que, por vezes, alguns espaços de cabeleireiro iniciam o seu negócio e pouco tempo depois encerram. Isto porque não conseguem ter o sucesso que previam, a curto prazo. Saiba, neste artigo, alguns problemas a evitar na gestão de um cabeleireiro.

Um dos grandes problemas de gestão tem a ver com problemas de liderança. Ou seja, muitas vezes o gestor do espaço não dá o exemplo do comportamento que exige aos outros, não valoriza os seus colaboradores (a vários níveis), não tem uma visão de crescimento e inovação. Um bom líder tem que motivar os colaboradores, atentar ás necessidades dos mesmos, cuidar deles, para que eles cuidem do seu espaço e o ajudem a atingir o sucesso.

Um outro problema frequente tem a ver com a gestão financeira. Em primeiro lugar, é preciso ter atenção aos chamados “custos escondidos”, isto é, custos que não consideramos nos nossos cálculos mas que interferem no lucro. Deve considerar todos os custos e investimentos m cálculo do lucro, para que este possa ser bem analisado. Dentro da gestão financeira cometem-se, por vezes, erros ao envolver as finanças pessoais com as da empresa, o que além de complicar as contas, vai dar uma imagem pouco credível ao seu negócio (principalmente aos olhos dos colaboradores). Há que manter as contas separadas e definir uma remuneração para si, que permita fazer esta separação.

É importante planear cuidadosamente a experiência do cliente para que a experiência do mesmo seja sempre de qualidade, de acordo com vários padrões. Tenha cuidado com o espaço físico, tenha colaboradores preparados para manterem uma conversa interessante e que saibam orientar o cliente no look que este procura, deve ter preços adequados ao tipo de cliente que receber, entre outros cuidados.

Deve também ter uma estratégia de marketing bem planeada para atrair mais clientes e ultrapassar a concorrência que possa ter.

Para terminar, é necessário que gira e prepare a sua equipa, que lhe dê a formação adequada para que estes transmitam a imagem que pretende que o seu espaço de cabeleireiro transmita. Toda a estratégia de gestão deve ser muito bem pensada e planeada, prevendo possíveis problemas e soluções para os mesmos.