fbpx
Select Page

A Naturopatia é uma abordagem de cuidados de saúde cada vez mais procurada. Mas em que consiste exatamente esta abordagem? Saiba, neste artigo, porque deve recorrer à Naturopatia?

Na Naturopatia, existe a participação ativa do paciente de forma a alcançar os objetivos, ou seja, conseguir alcançar um equilíbrio a vários níveis (físico, emocional e mental). Esta é uma abordagem natural que utiliza a capacidade que o nosso corpo possui para se auto curar.

Esta abordagem teve origem na filosofia e com Hipócrates (pai da medicina), que era um médico naturista. Um dos pilares desta abordagem é a alimentação, uma vez que através do consumo de certos alimentos e eliminação de outros, conseguimos viver uma vida saudável e melhorar alguns problemas de saúde.

A Naturopatia acredita que na Natureza, encontramos o que necessitamos para a auto-cura e que funcionamos numa perspetiva holística, ou seja, tudo no nosso organismo está interligado, logo, um problema nunca origina um só sintoma nem afeta uma só área. Além disso, a Naturopatia não considera só os fatores físicos mas também a componente mental e emocional. Contudo, a Naturopatia defende também que cada organismo é único e individual, isto é, funcionamos de forma diferente, a nível bioquímico, logo o processo de cura difere de pessoa para pessoa.

Os Naturopatas não se focam só nos sintomas mas sim na causa da doença, para tal, são realizados vários exames e avaliações, para conseguir ter um panorama geral do indivíduo. Este vai sempre recorrer a produtos naturais para ajudar o paciente. Depois, o Naturopata funciona como um “mediador” para orientar o paciente a ser responsável pelo seu processo, a tomar decisões e ter comportamentos que o levem a uma vida mais saudável que permita prevenir outros problemas futuros.