Escolha uma Página

Apesar de ser um cuidado necessário e confortável, o ato de tomar banho requer alguns cuidados especiais para se proteger. Neste artigo, descubra algumas dicas sobre a temperatura do banho.

Quando nos referimos ás temperaturas, há que ter em atenção os benefícios e as desvantagens das mesmas, relativamente ao banho. Ora veja:

  • Entre os 29ºC e os 36º C: esta temperatura é ideal pois consegue retirar as toxinas do organismo, impurezas, depois de um dia de actividade, propiciando uma sensação de bem-estar e alívio do cansaço
  • Entre os 37ºC e os 39ºC: Embora os 37ºC sejam considerados ideais, por serem semelhantes a temperatura do corpo, um banho desta temperatura não deve ultrapassar os 20 minutos, pois pode ressecar a pele. Além disso, relaxa o corpo e é o ideal para ter uma noite repousante
  • Acima dos 39ºC:Esta temperatura, embora tenha as suas vantagens, não deve ser o habitual, por ressecar a pele e levar até a dermatites. Relativamente ao cabelo, pode causar caspa. Por isto, banho a estas temperaturas deverá ser um máximo de 2 vezes por semana e nunca superior a 10 minutos. Esta temperatura ajuda no alívio de dores musculares e tensões acumuladas; a nível das vias respiratórias, tem também efeito positivo, pois abre a cavidade nasal, ajudando em casos de sinusite, rinite, etc. A nível da pele, permite a abertura dos poros, levando a uma limpeza mais aprofundada da pele; como último benefício temos a redução do stress, pois relaxa o sistema nervoso (diminuindo a ansiedade)