Select Page

Problemas ligados á pele atópica afetam muitas pessoas. E pode ser, por vezes, confuso saber como cuidar deste tipo de pele. Descubra, neste artigo, dicas para a pele atópica.

Quem sofre de pele atópica, tem hipersensibilidade na epiderme, pele seca, desconforto, comichão, manchas vermelhas, etc. Embora seja mais comum nos mais novos, também pode acontecer na idade adulta.

Quem sofre deste problema, tem uma pele que reage exageradamente aos estímulos do meio ambiente, o que faz com que, mais facilmente, sofra de alergias.

Neste caso, deve manter a pele bem hidratada, para prevenir a pele irritada. Existem vários produtos no mercado, próprios para pele atópica. Quando não tratada, a pele atópica pode transformar-se em dermatite atópica.

Este problema pode ser hereditário e pode surgir em qualquer idade, embora seja mais frequente, como já foi referido, em bebés. As crises, com este problema, acentuam-se na Primavera e Outono ou com mudanças repentinas da temperatura.

O consumo de alguns alimentos como chocolate, ovos, picante, leite, morango, etc. pode agravar as crises atópicas. Tente perceber se existe uma relação entre o consumo que faz de um alimento e o agravamento das suas crises, para poder retirar esse alimento da sua alimentação.

Outro cuidado que deve ter, além da hidratação, é o uso do protetor solar regularmente, assim como, evitar exposição solar em exagero. Deve procurar, no mercado, cremes próprios para o seu problema. Em casos mais graves, poderá ter que recorrer a medicação, especialmente com cortisona (cremes, comprimidos, etc.).

Deve utilizar roupas de algodão, usar água tépida no banho, selecionar toalhas suaves para a sua pele. A ansiedade e emoções negativas podem agravar as crises atópicas.

Se sofrer deste problema, deve evitar utilizar maquilhagem, especialmente durante os períodos de crise. Pode usar, quando a pele estiver equilibrada, uma base suave, própria para peles sensíveis (sem perfumes). Deve, também, usar um protetor com um fator alto de proteção. Também existe blush e bronzeador em pó, próprios para peles atópicas.

Quando limpar o rosto, com produtos próprios para o seu problema, use água morna, pois vai evitar ressecar ainda mais a pele.