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Vamos agora, abordar algumas dicas práticas para que você faça a massagem relaxante.

  1.  Deita a pessoa com a barriga para baixo.
  2. Coloca uma quantidade igual a de uma colher de chá com óleo vegetal ou creme neutro nas tuas mãos e espalha nas costas da pessoa. (Jamais deites diretamente o óleo ou creme no corpo da pessoa).
  3. Com a palma das mãos abertas (em forma de “V”) – posição 3, realiza deslizamentos nos 2 lados das costas ao mesmo tempo na região da cintura até o pescoço – posição 9. Repete este procedimento por 3x. (Jamais apliques pressão em cima da coluna vertebral).
  4. Concentramos a maior parte da tensão na região dos ombros. Portanto, massaja esta região como se estivesses “amassando o pão” – posição 4. (Fica pelo menos 1 minuto massajando esta região).
  5. Repete o passo 3.
  6. Continua “amassando o pão”, agora pelas costas da pessoa – posição 6. Faz um lado de cada vez, umas 3x.
  7. Repete o passo 3.
  8. Com os polegares, faz movimentos circulares ao redor da coluna na região do pescoço em direção à cintura umas 3x – posição 8.
  9. Repete o passo 3.
  10. Realiza a percussão pelas costas da pessoa – posição 15. (“bater” nas costas).
  11. Repete o passo 3.
  12. Faz a tapotagem por pelas costas – posição 16 (Com a mão em forma de concha, dá “palmadas” nos 2 lados das costas).
  13. Finaliza a massagem repetindo o passo 3.

Observação: Use sempre o bom senso! Sempre pergunte a pessoa que está recebendo a massagem se a pressão do seu toque está muito forte ou fraco. Somente assim você poderá ter uma noção de como está o toque durante a sua massagem relaxante.