fbpx
Select Page

No artigo anterior, podemos ver algumas causas da queda de cabelo e como lidar com ela. Mas as dicas não ficam por aqui. Saiba, neste artigo: desequilíbrio hormonal e queda de cabelo: o que fazer?

Outro problema que tem a ver com o desequilíbrio hormonal é o estrogénio elevado. Ambos os sexos têm a presença de estrogénio e testosterona mas a níveis equilibrados, pois ambos são necessários para um organismo saudável. Contudo, quando o nível de estrogénio aumenta bastante causa desequilíbrios no organismo, levando a aumento de peso, queda de cabelo, alterações de humor, fadiga e sintomas de tensão pré-menstrual. Com o diagnóstico, o médico poderá prescrever medicação para regular os níveis de estrogénio mas será possível também controlar estes níveis com algumas mudanças na alimentação, para que esta passa a incluir mais fibra e menos calorias, acompanhadas por exercício regular e pela perda do excesso de peso. Quando não controlado, este problema poderá evoluir para problemas na tiróide, coágulos ou mesmo  AVCs.

A menopausa é outra condição que poderá originar menstruação irregular, sensibilidade nos seios, ondas de calor, fadiga, diminuição do apetite sexual e queda ou enfraquecimento do cabelo. Isto acontece devido a desequilíbrios hormonais derivados da menopausa. Embora exista medicação para a queda de cabelo derivada da menopausa, o mais aconselhado é deixar esta fase acontecer naturalmente, uma vez que é uma evolução biológica natural e que não pode ser evitada. Mais uma vez, a dieta é aqui um fator de auxílio (devendo focar-se no consumo de ácidos gordos, sementes, fruta, vegetais e ingestão de muita água). Pode também recorrer a vitaminas como a B6, ácido fólico, etc. Neste caso pode, também, recorrer a extensões.

Embora estes problemas que referimos nos artigos não possam ser evitados, existem alguns comportamentos que podem diminuir os sintomas como, por exemplo, uma dieta rica em vitaminas e nutrientes, manter a hidratação (beber muita água), descansar e dormir bem. Se tem alguns destes sintomas, deverá recorrer a um profissional. Em relação ao cabelo, alem destes cuidados, pode recorrer, da mesma forma, a diferentes estilos de penteado e outros truques (como extensões) que ajudam a dar volume e a disfarçar as falhas de cabelo.