Select Page

A pele do seu rosto tende a ter um aspeto brilhante e um toque untuoso, que, por vezes, o deixam desconfortável? Se sim, é possível que tenha a pele oleosa.

A pele oleosa, por norma, resulta de uma produção excessiva de sebo, relativamente frequente na adolescência (devido aos picos hormonais existentes nessa altura), mas que também pode verificar-se na idade adulta.

No cuidado da pele, é preciso entender que, cada caso é um caso, e que, por isso, não existem soluções universais. No entanto, os gestos certos, associados a uma escolha de cuidados apropriados, podem fazer a diferença. Se tem a pele oleosa, experimente seguir estes passos no seu dia a dia:

Lave o rosto de manhã e ao final do dia e sempre após praticar atividade física. Para o efeito, escolha um produto de limpeza suave, adequado para este tipo de pele, distribuindo-o de forma gentil pelo rosto;
Hidrate a sua pele todos os dias – este passo é importante porque, mesmo sendo oleosa, a pele precisa de hidratação. Sabia que a pele oleosa pode estar desidratada?
Antes de sair de casa, aplique sempre protetor solar – este ajuda a prevenir os danos causados pelos raios solares, que incluem manchas e rugas. Existem já protetores solares com formulações adequadas a uma pele oleosa, informe-se na sua farmácia;
Sempre que possível, opte por utilizar cuidados que contenham a frase “oil-free” ou “não comedogénico” – estes têm menos probabilidade de entupir os poros, logo, de causar imperfeições na pele oleosa;
Considere utilizar papeis ou esponjas anti brilho ao longo do dia – pressione-os gentilmente na pele do rosto por alguns segundos, sem deslizar, para não deslocar a oleosidade para outras zonas da face;
Evite tocar no rosto ao longo do dia – faça-o apenas durante a sua rotina de cuidados. Esta rotina, idealmente, deverá ser constituída, pelo menos, pelos seguintes passos – lavagem, hidratação, aplicação de protetor solar. Lave cuidadosamente as mãos antes de iniciar estes passos.
Se desejar utilizar maquilhagem, saiba que existem já opções na farmácia específicas para pele oleosa. Neste tipo de pele, a rotina de cuidados, deverá privilegiar o uso de produtos que ajudem a controlar o excesso de sebo (isto é, que, ajudem a matificar a pele).