Select Page

Existem alguns problemas capilares que nos afetam, acabando por ter consequências no nosso bem-estar e auto-estima. Um desses problemas tem a ver com o couro cabeludo. De certeza, já se perguntou: Couro cabeludo seco: o que fazer? Neste artigo, poderá saber algumas dicas sobre como lidar com este problema e prevenir que reapareça.

O nosso couro cabeludo é constituído por diversas camadas. As camadas inferiores são constituídas por novas células enquanto as superiores são constituídas por células antigas que são libertadas. Mas se este sistema de libertação for comprometido, poderá causar problemas como comichão, caspa ou mesmo couro cabeludo seco.

Além disto, outros factores como o sol em excesso, salitre, cloro, etc., diminuem a hidratação do couro cabeludo.

Adicionando a estes factores, temos também a questão da alimentação não equilibrada, do stress e do excesso de banhos, que são também factores que contribuem para um couro cabeludo seco.

Ora, tendo couro cabeludo seco: o que fazer?

  • Evite usar água muito quente no duche (caso contrário, leva a perda dos óleos naturais e hidratação do couro)
  • Evitar vento, frio e ar seco directamente no couro cabeludo
  • Utilizar um champô próprio para este problema
  • Tenha cuidado com a utilização do secador de cabelo e, quando possível, evite a sua utilização

É importante não lavar a cabeça alguns dias para deixar o couro cabeludo descansar e produzir sebo necessário à sua manutenção. No caso de ter muita caspa, deve lavar, utilizando um champô anti-caspa