Select Page

Uma ida ao salão de beleza pode fazer maravilhas. O cabelo adquire o corte, a cor e o penteado certo, o rosto fica impecavelmente maquilhado, as unhas cuidadas e a depilação perfeita. No entanto, qual Cinderela, com o tempo, o efeito começa a desvanecer, o cabelo perde a forma, o verniz começa a lascar e a pele torna-se menos macia. Para que possa poupar tempo e dinheiro, existem pequenos truques que podem prolongar o efeito destes cuidados de beleza.

Como fazer com que a manicure dure mais tempo

Na impossibilidade de ir à manicure semanalmente, Nátia Teixeira, esteticista, dá-lhe dicas para manter as mãos bonitas durante mais tempo. “Hidrate as mãos, várias vezes ao dia, com um bom creme e as unhas com óleo de amêndoas doces”, aconselha. “Para evitar que as unhas fiquem amareladas e não ter de as pintar constantemente, aplique uma base protetora antes do verniz”, sugere ainda a especialista.

“As unhas de gel duram mais tempo mas, como não deixam a unha respirar, enfraquecem-na e facilitam o aparecimento de fungos. Se gosta do efeito, opte pelo verniz de gel, aplicado por profissionais. Este dura cerca de 15 dias e não danifica tanto as unhas. O verniz normal pode durar até uma semana. Um verniz claro aplicado numa só camada lasca menos e mantém-se bonito durante mais tempo”, esclarece.

“A utilização de luvas evita que o verniz estale, mas retira-lhe todo o brilho”, refere ainda Natia Teixeira. “Para recuperar o acabamento lacado, aplique um top coat por cima do verniz”, aconselha a esteticista. Existem atualmente no mercado muitas marcas e inúmeras formulações que asseguram esse efeito. Se não as adquirir online, peça aconselhamento às funcionárias das lojas e dos centros de estética que os vendem.

Como prolongar o efeito da depilação com cera

Durante o verão, os poros dilatam com o calor, o pelo cresce mais rapidamente e, por isso, a depilação faz-se com mais frequência. Apesar de muitas mulheres a menosprezarem nos meses de maior frio, as que a fazem procuram prolongar a sua duração. Nátia Teixeira desvenda alguns truques. “Para a eliminação total e eficaz dos pelos, agende uma esfoliação mensal do corpo imediatamente antes da depilação”, recomenda a esteticista.

Sobre a aplicação correta da cera, a esteticista também tem algo a dizer. “Aplica-se na direção do crescimento do pelo e retira-se no sentido contrário”, esclarece. A zona do corpo onde transpiramos mais é, por norma, a axila. “Por isso, se utilizar pó de talco para secar a pele, a cera irá aderir melhor”, garante a especialista. Para manter o resultado, é importante que “hidrate bem a pele logo após a depilação”, aconselha.

“Os cremes pós-depilatórios, criados para retardar o crescimento do pelo, nem sempre resultam, mas o melhor é experimentar”, avisa Nátia Teixeira, esteticista experiente. Também aqui, nos últimos anos, a oferta disponível em Portugal aumentou de forma considerável. Se não adquirir os cremes pós-depilatórios online, peça aconselhamento às funcionárias das lojas e dos centros de estética que os vendem.

Como manter a maquilhagem por mais tempo

Também aqui há truques. Marco Pinheiro, maquilhador e cabeleireiro, acredita que “uma boa maquilhagem depende do tratamento que se tem antes e este inclui limpar muito bem o rosto e hidratá-lo com um produto adequado ao tipo de pele”, refere. “Comece por aplicar um corretor de olheiras em todas as imperfeições, seguido da base ou do pó. Evite o blush e as sombras em creme, já que com a transpiração estas tendem a ficar pastosas e a escorrer”, diz.

“Aplique um pouco de base nos lábios antes do batom para fixar a cor e, para o efeito nas pestanas durar mais tempo, prefira as máscaras à prova de água. Se a pele é seca, borrife-a com água termal para fixar o resultado”, sugere o profissional. Quanto à possibilidade de retocar a maquilhagem, “se não pode levar mais nada consigo, utilize o batom para aplicar nos lábios e nas maçãs do rosto, em substituição do blush”, aconselha o cabeleireiro e maquilhador.

O que fazer para que a coloração dure mais

O crescimento da raiz é um processo natural, não pode ser travado. Mas existem alguns cuidados que podem ajudar a que a coloração se prolongo por mais tempo. “A hidratação do cabelo é extremamente importante para a fixação da cor. Faça uma máscara hidratante de 15 em 15 dias”, começa por recomendar Marco Pinheiro. “O pigmento mais forte é o preto, não sai tanto com as lavagens mas, se a raiz for clara, nota-se rapidamente”, ressalva, contudo.

“Para um resultado mais duradouro, opte por um tom próximo da cor natural dos seus cabelos”, aconselha o especialista. “Para manter a cor e o brilho, reforce a hidratação, utilize produtos específicos para cabelos pintados, como é o caso de um champô, de um condicionador e de uma máscara, e, no verão, aplique um spray protetor solar. O uso de um champô pigmentante pode dar um reflexo mais intenso à cor”, acrescenta ainda o cabeleireiro.

Como prolongar o efeito do corte de cabelo

Se pretende gastar menos dinheiro em produtos de styling, é aconselhável cortar o cabelo de três em três meses. Para adiar a ida ao salão, Leonel Simões, cabeleireiro, deixa algumas recomendações muito úteis. “Os cortes direitos para serem bonitos exigem que o cabelo esteja sempre esticado. Além disso, este tipo de corte cansa mais e a pessoa acaba por voltar mais cedo ao cabeleireiro. Prefira, por isso, um bom corte escadeado”, aconselha este profissional.

“O cabelo ganha volume, não perde tão rapidamente a forma e é mais prático”, garante. “Se gosta das pontas mais direitas, opte por um corte assimétrico, levantado na nuca e mais comprido à frente por exemplo”, sugere. “Aplique um óleo para proteger o cabelo das pontas espigadas escove o cabelo tanto quanto possível. Este gesto dá brilho, retira os cabelos que estão soltos e adia o espigado do cabelo”, salienta ainda o cabeleireiro Leonel Simões.

As estratégias a usar para que o penteado dure mais

Um brushing bem trabalhado pode manter-se impecável durante três dias. Marco Pinheiro diz-lhe como. “Para prolongar o efeito do penteado, é essencial conseguir a hidratação certa. Se o cabelo é seco, aplique um condicionador em todo o comprimento ou só nas pontas, se a raiz tende a ser oleosa. Para contrariar a oleosidade, aplique na raiz uma máscara de argila e evite lavá-lo com água muito quente”, aconselha o cabeleireiro.