Escolha uma Página

Sendo os pés a base do nosso corpo e responsáveis pelo nosso equilíbrio, não é de estranhar que pés saudáveis sejam um dos grandes responsáveis pelo nosso bem-estar. Descubra, neste artigo, como cuidar e manter os pés saudáveis.

Ter alguns cuidados com os pés, com regularidade, pode fazer toda a diferença no nosso bem-estar. São os pés que suportam o peso do nosso corpo e, como tal, merecem ter uma atenção especial.

Um dos cuidados que pode e deve ter, é usar um esfoliante (por exemplo de açúcar) como um cuidado especial, antes de dormir, para pés calejados e secos. Para tal, lave e seque os pés e, depois, massaje-os durante alguns segundos, com o esfoliante, em movimentos circulares, passando depois por água. Depois aplique bastante manteiga corporal (ou outro creme hidratante) e calce umas meias de algodão. Vai ver resultados ao acordar, pois terá os pés bem mais suaves.

Outro truque que pode usar é uma massagem com berlindes. Ou seja, coloca numa bacia, 1/3 de berlindes e 2/3 de água morna, mas deixe espaço para os seus pés! Adicione ¼  de chávena de sais á sua escolha e três gotas de óleo essencial. Coloque os pés dentro da bacia e vá mexendo-os gentilmente entre os berlindes, recebendo uma massagem suave. Deixe os pés de molho cerca de 10 minutos.

No que diz respeito á compra de sapatos, deve também ter algum cuidado. Por exemplo, não deve comprar sapatos de manhã, uma vez que os pés tendem a inchar ao longo do dia, logo, deve fazê-lo ao final do dia. Quando experimentar sapatos, mexa os dedos dos pés para se certificar que tem espaço para os movimentar dentro do sapato. Os sapatos já devem ser confortáveis e fáceis de calçar quando os compra, não deve esperar que eles “alarguem com o tempo”.

Deve ir alternando os sapatos que usa para que eles tenham tempo de secar e arejar entre o seu uso, uma vez que, os sapatos absorvem cerca de 60% da humidade que libertamos dos pés.

Descubra, na continuação deste artigo, mais algumas dicas deste guia para cuidar dos pés.