fbpx
Select Page

No artigo anterior falamos de papos! Agora, iremos debruçar-nos sobre as marcas das rugas e sobre aqueles papos persistentes. Aprenda connosco algumas técnicas que o vão deixar (ainda) mais jovem e acabe com os oito sinais que envelhecem o seu rosto:

As marcas das rugas:
Aparecem quando a rede de suporte da pele, formada por fibras de colagénio e elastina, sobretudo, se debilita. Nos homens, as rugas mais evidentes são as que se formam entre as sobrancelhas (chamada ruga de leão), que se devem ao hiperdinamismo dos músculos empregues na mímica facial. A hidratação é muito importante para preservar a juventude da pele. Durante o dia, escolha hidratantes vitaminados, com proteção solar e antipoluição e, durante a noite, substitua-os por fórmulas mais nutritivas e regeneradoras, com retinol ou coenzima 10.

Como combater as olheiras:
Elas não são todas iguais. “As acastanhadas têm origem num excesso de pigmentação da área periocular e, normalmente, são hereditárias [e mais difíceis de tratar]. Já as azuladas ou avermelhadas resultam da fragilidade dos vasos sanguíneos, que produzem congestão vascular na área”, explica o especialista em medicina estética, António Boavida. Em casa, aplique no dia-a-dia, uma fórmula específica anti-olheiras para o contorno de olhos.

A insistência da papada:
Estas é comum, a partir de determinada idade. Entre os 40 e os 50 anos, a pele começa a perder a elasticidade e, se os músculos do pescoço não forem suficientemente firmes, a pele descai, formando uma papada. Para além disso, a predisposição genética para a acumulação de gordura nesta parte do rosto também pode determinar o seu aparecimento. Muitas vezes, surgem da combinação de ambos os fatores, nomeadamente o excesso de pele com flacidez e a acumulação de gordura.